14º Congresso Brasileiro de Sistemas

O Comitê Científico e o Comitê Organizador do 14º Congresso Brasileiro de Sistemas têm o prazer de convidar a comunidade acadêmica nacional e internacional, praticantes das abordagens sistêmicas e demais simpatizantes, em particular a comunidade de Sistemas de Informação, para o evento que será realizado nos dias 25 e 26 de outubro de 2018, em Goiânia-GO, no INF/UFG.

O tema desta edição será: “Pensamento Sistêmico em Revista: aprendizados e conquistas ante o superlativismo cibernético e a sociedade pós-industrial”.

Este ano o Congresso Brasileiro de Sistemas traz uma novidade. Em sua 14º edição, o evento selecionará os melhores artigos apresentados para serem publicados num importante periódico internacional. Foi acordado com o editor da revista Systems Research and Behavioral Science, uma das mais importantes revistas de sistemas do mundo, produzir um número especial contendo uma seleção dos melhores artigos apresentados no evento. Dentro do tema do congresso – Pensamento Sistêmico em Revista: aprendizados e conquistas ante o superlativismo cibernético e a sociedade pós-industrial – o principal critério a ser considerado na seleção dos artigos que participarão desta edição, será sua aderência às discussões que orbitam as inovações tecnológicas com base na adoção de práticas sistêmicas, implicando transformações disruptivas no âmbito das relações humanas, do desenvolvimento organizacional e da sustentabilidade ambiental. Em síntese, pretende-se repercutir e promover análises reflexivas sobre as abordagens sistêmicas irradiadas aos domínios de Ciência, Tecnologia e Inovação ao longo dos últimos 70 anos.

Também ficou definido pela comissão organizadora do evento que se outogará ao melhor artigo o prêmio West ChurchmanMemorial Prize. O objetivo do prêmio é honrar a memória de Churchman e sua contribuição pioneira no uso da abordagem sistêmica.

O evento está sendo organizado pelo INF (Instituto de Informática da UFG) e contará com palestras nacionais e internacionais de grandes pesquisadores da área de sistemas e inovação, além de apresentação de artigos e fóruns de discussão.

Serão muito bem-vindos os trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica que contemplem os seguintes temas:

I.         Epistemologia e Pesquisa Sistêmica

II.         Tecnologia e Sistemas e Informação e Comunicação

III.         Administração e Redes entre Organizações

IV.         Sociologia e Políticas Públicas

V.         Economia e Desenvolvimento

VI.         Psicologia e Saúde

VII.         Inovação Sistêmica

Os trabalhos deverão ser submetidos exclusivamente pela Internet até a meia-noite (horário oficial de Brasília) do dia 05 de agosto de 2018 (PRORROGADO).

Maiores informações poderão ser obtidas acessando o site do 14º Congresso Brasileiro de Sistemas e na página de Diretrizes para os autores.

One thought on “14º Congresso Brasileiro de Sistemas”

1. Não estou conseguindo me inscrever para o 14º Congresso de Sistemas , que ocorrerá em goiânia. Sou aluno da fasam e tenho interesse pelo evento