13º Congresso Brasileiro de Sistemas Se Despede de São José dos Campos

O dia 27 de outubro de 2017 marcou o encerramento do 13º Congresso Brasileiro de sistemas. Nesta edição, o público teve a oportunidade de assistir a cinco palestrantes internacionais, com apoio da British Academy. A honra de abrir o evento coube ao Prof. Alberto Páucar-Cáceres, com a palestra Systems Thinking and Problem Structuring Methods: Past, present and future trends (foto de Abertura). O prof. Ion Georgiou também esteve presente e brindou o público com a palestra: The Rise of Soft Systems Methodology, 1955-1989: A Cartographic History, onde apresentou um notável levantamento da evolução histórica da Soft Systems Methodology.  O prof. Ricardo Barrera, um assíduo frequentador do evento, tratou do tema: Prestando atención a las emociones en el proceso de cambio usando el Viable System Model. Já o Prof. Bruno Jerardino tratou do tema: La Onto-epistemología de Humberto Maturana como base para el diseño sistémico em organizaciones humanas. O encerramento coube ao Prof. Jose Luis Zanazzi que tratou do tema: Las metodologías de estructuración de problemas como soporte de los procesos de aprendizaje organizacional, en aproximaciones sistémicas.

Prof. Ion Georgiou ministra palestra no 13º Congresso Brasileiro de Sistemas.

 

Além das palestras, o público do congresso também teve a oportunidade de assistir ao Workshop da profa. Maria José Esteves de Vasconcelos, com o tema: “Metodologia de Atendimento Sistêmico: uma competência para um mundo problemático”, onde a pesquisadora apresentou as estratégias e os resultados que tem obtido com a metodologia que vem desenvolvendo ao longo de sua carreira. O público também pôde participar de uma oficina ministrada pelo Prof. Sandro Luis Schlindwein a respeito da elaboração de figuras ricas, um tema de grande interesse da comunidade científica de Sistemas.

Oficina “Desenhando Figuras Ricas”, comandada pelo prof. Sandro Luis Schlindwein.

O encerramento do evento também foi marcado pela entrega do segundo West Churchman Memorial Prize. Nesta edição, o comitê de seleção decidiu que o mesmo deveria ser entregue aos pesquisadores Leonardo Augusto Amaral Terra e João Luiz Passador pelo trabalho “A Natureza da Organização Social de Produção: Das Firmas às Dinâmicas Complexas“. Também mereceram menção honrosa as pesquisadoras Glayse Ferreira Perroni da Silva, Ana Lúcia Pegetti, Maria Teresa Piacesi, Mischel Carmen Neyra Belderrain Nissia Carvalho Rosa Bergiante, pelo artigo entitulado “Modelagem Dinâmica de Alertas de Desastres Naturais” e; María Alejandra CastelliniAlberto Páucar-Cáceres pelo artigo “Un Marco Conceptual para Integrar Metodologías en la Gestión. Resultados Parciales de una Intervención Sistémica en una Pyme Textil en Argentina”.

O Pesquisador Leonardo Augusto Amaral Terra recebe o West Churchman Memorial Prize das mãos da Profa. Carmen Belderrain.

Os três artigos premiados também foram indicados pelo comitê de seleção do West Churchman Memorial Prize para compor uma edição especial da da Systems Research and Behavioral Science (SRBS) a ser publicada no ano de 2019.

Ao final, foi anunciado que o próximo Congresso Brasileiro de Sistemas deverá ser realizado em Goiânia na última semana de outubro de 2018, onde é aguardada a presença maciça da comunidade latinoamericana de pesquisa em sistemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *