A International Society for the Systems Sciences (ISSS) está entre as primeiras e mais antigas organizações dedicadas à investigação interdisciplinar sobre a natureza de sistemas complexos, e continua a ser talvez a mais amplamente inclusiva. A ISSS foi inicialmente concebida em 1954 no Centro de Stanford para Estudos Avançados em Ciências Comportamentais por Ludwig von Bertalanffy, Kenneth Boulding, Ralph Gerard, e Anatol Rapoport. Em colaboração com James Grier Miller, foi formalmente estabelecida como uma filial da Associação Americana para o Avanço da Ciência, em 1956. Originalmente fundada como a Sociedade para Pesquisa de Sistemas em Geral, a sociedade adotou seu nome atual em 1988 para refletir seu escopo ampliação.
O objetivo inicial da sociedade era “incentivar o desenvolvimento de sistemas teóricos que são aplicáveis a mais de um dos campos tradicionais de conhecimento, com os seguintes objectivos principais:
- Investigar o isomorfia de conceitos, leis e modelos em vários campos, e para ajudar nas transferências úteis de um campo para outro;
- Incentivar o desenvolvimento de modelos teóricos adequados em áreas que lhes faltam;
- Eliminar a duplicação de esforços teóricos em diferentes áreas; e
- Promover a unidade da ciência através da melhoria da comunicação entre os especialistas.
Nos anos seguintes, a ISSS ampliou seu escopo para além das considerações puramente teóricas e técnicas para incluir a aplicação prática das metodologias de sistemas para resolver problemas. Ainda mais importante, ela tem proporcionado um fórum onde os estudiosos e profissionais de todo o espectro disciplinar, representando a academia, o mercado, os governos e as organizações sem fins lucrativos, podem se unir para compartilhar idéias e aprender uns com os outros.
O capítulo brasileiro da ISSS surge dentro deste contexto, por iniciativa do Grupo de Sistemas da USP, comandado pelo professor Dante Martinelli, e grupos parceiros em todo o Brasil, com o objetivo de difundir localmente a visão sistêmica e sua base teórica e epistemológica.
Missão:
Elaborar os programas da Sociedade visando fomentar e aplicar a visão sistêmica por meio da interação entre pesquisadores e profissionais nos diferentes campos do conhecimento humano.