12º Congresso Brasileiro de Sistemas termina com palestra de Otaviano Canuto

A noite deste quatro de novembro de 2016 marcou o encerramento de mais um Congresso Brasileiro de Sistemas. Após ter brindado o público com um Workshop, quatro minicursos, a apresentação de uma série de ARTIGOS e as palestras dos professores João Luiz Passador e Alexander Laszlo, a professora Luciana Oranges Cezarino deu início ao encerramento do evento com o anúncio dos vencedores do prêmio J. Donald R. de Raadt.

O prêmio desta edição foi entregue para Leonardo Henrique Cardoso Andrade e Hélio Braga Filho, pelo trabalho “Políticas públicas e sustentabilidade: uma investigação sobre os pressupostos que guiam nosso desenvolvimento“. Neste ano, também mereceram menção honrosa os trabalhos “Principais impactos causados pela escassez de água no parque industrial de Minas Gerais” e “Abordagens da Teoria da Complexidade” de autoria de Maria Angélica do Socorro Miná Costa, Mischel Carmen Neyra Belderrain, Luciane Aparecida Ferreira e Luís Sávio Pinheiro e Mayara Segatto, Leonardo Augusto Amaral Terra e Dante Pinheiro Martinelli, respectivamente.

Leonardo Henrique Cardoso Andrade recebe o prêmio J. Donald R. de Raadt da professora Luciana Oranges Cezarino.
Leonardo Henrique Cardoso Andrade recebe o prêmio J. Donald R. de Raadt das mãos da professora Luciana Oranges Cezarino.

O ponto alto da noite ficou por conta a palestra do Dr. Otaviano Canuto, ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) e atual diretor do Banco Mundial (foto de abertura da matéria). Em sua apresentação, o economista tratou sobre temas como produtividade, gastos de governo, tributação e as dificuldades de se fazer negócios no país, para contar ao público “o que vem adoecendo a economia brasileira“. A palestra foi marcada por questionamentos importantes sobre a atual realidade do país e por proposições de estratégias para lidar com as problemáticas apresentadas.

received_1516914441670676
Confraternização entre os participantes e palestrantes do 13º Congresso Brasileiro de Sistemas.

Ao final, os participantes e os palestrantes do evento se reuniram para confraternizar no restaurante Castelli Friends and Food. O clima era de despedida, mas o próximo Congresso Brasileiro de Sistemas já foi anunciado e deverá acontecer nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, em São José dos Campos, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Reservem as datas em suas agendas. Maiores informações serão passadas em momento oportuno, no primeiro trimestre de 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *