O 10º Congresso Brasileiro de Sistemas foi o palco para o lançamento do livro “Criação e gestão de grupos de pesquisa: história do Grupo de Sistemas da FEA-RP“.
Para Mayara Segatto, autora do livro:
O Grupo de Sistemas da FEA-RP é resultado de intensa e contínua dedicação, de certa teimosia e insistência, de muito trabalho, muita amizade e algumas discórdias. As pessoas foram passando pelo grupo, algumas permaneceram, outras brilharam intensamente por algum tempo, suas histórias de vida se entrelaçando com a história de uma equipe em evolução, cujo porto seguro se manteve em torno do Prof. Dante Pinheiro Martinelli. Uma figura carismática que continua arrebatando seguidores por onde passa, seja devido ao vasto conhecimento e experiência, seja pelo carinho dedicado a cada projeto ou pessoa; geralmente pelos dois motivos.
O texto contido no livro é um projeto do Grupo de Sistemas, para o qual emprestei minha humilde habilidade de escrita, a convite do grupo, sendo um trabalho coletivo, contando com o tempo e relatos dos envolvidos. Era uma ideia antiga que merecia atenção e dedicação, com o objetivo de registrar a história do mesmo, mostrando sua evolução desde a idealização até a situação atual. Prof. Dante tinha esse projeto reservado para que algum membro envolvido desde o início pudesse concretizá-lo. No entanto, com os problemas de disponibilidade isso não foi possível. Assim, recebi o convite para registrar essa evolução a partir do meu ponto de vista, das minhas experiências com o grupo que, apesar de recentes (a partir do final do ano de 2010), foram muito intensas.
O processo de construção do texto teve duração de sete meses, envolvendo sessenta e quatro pessoas que colaboraram com seus depoimentos a respeito de seu envolvimento, mesmo que indireto, com o Grupo de Sistemas. Alguns desses depoimentos foram colhidos em conversas bastante pessoais e agradáveis, em que tive o prazer de aprender muito e absorver o máximo possível as emoções e experiências relatadas. Outros depoimentos ocorreram em conversas por videoconferência, permitindo reduzir a distância inclusive entre diferentes continentes. Entretanto, por limitações de tempo muitos colaboraram respondendo algumas perguntas por escrito. Todos os roteiros de questões foram montados especificamente para cada entrevistado, de acordo com o envolvimento do mesmo.
Além dessas colaborações, tive o apoio do Prof. Dante P. Martinelli que contribuiu com seu próprio depoimento, além de fornecer materiais para pesquisa, ajudar na localização e no contato com os entrevistados, trabalhar na revisão de datas e da escrita do texto. O mérito de insistir na concretização desse projeto é todo dele.
Meus agradecimentos aos colaboradores que me confiaram um pouco de suas memórias e sentimentos, algumas vezes distantes e outras vezes bastante pessoais, para que esse registro fosse possível. Agradeço também pela oportunidade de conhecer e poder aprender com tantas pessoas interessantes, estudantes com grandes sonhos, adultos com tantas realizações e seniores com a juventude no olhar cujos ensinamentos tive a bênção de receber. Tentei transmitir o máximo neste texto para que os leitores não estejam em desvantagem, mas afinal, sou a maior beneficiada.
A distribuição da obra é gratuita e você pode obter seu exemplar em formato digital clicando aqui.